O mais precioso bem da humanidade encontra-se no subterrâneo do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Aquífero Guarani é a principal reserva de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquiferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de Km² na bacia do Paraná e parte da bacia do Chaco - Paraguai.
Oitocentos e Quarenta mil quilômetros quadrados de reservatório estende-se pelo Brasil, 58.500 Km² estão no Paraguai, 58.500 km² no Uruguai e 255.000 Km² na Argentina, a maior ocorrência do Aquífero Guarani se dá do território brasileiro ( 2/3 da área total) sendo:
Nomeada em homenagem ao povo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 Km³ ao ano por precipitação. É dito que está vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por 200 anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em 20 anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.